Biografia

Gutemberg Mineiro é um romântico cantor e compositor pernambucano. Oriundo do interior, mais especificamente da cidade de Jataúba no agreste central do estado, possui um estilo musical voltado para o que ele mesmo chama de “MPBPOP” ou “MPB Nordestino”, (Música Popular Brasileira, com o estilo musical: Nordestino), ou seja, uma sutil mistura do “MPB de raiz” ao “jeito nordestino-pernambucano de ser”, tudo isto transcrito na música popular (POP).

Detentor de uma sonoridade reconhecida pela prioridade dada a instrumentos naturais e de fácil identificação, como violões, baixo acústico, bateria natural, rica percussão e alta harmonia vocal, além também da inserção de instrumentos tradicionais e exóticos em algumas de suas músicas, Gutemberg Mineiro inspira-se nos compositores nordestinos que foram destaque na MPB em todo Brasil, a exemplo de: Lenine, Geraldo Azevedo, Zé Ramalho, Dominguinhos, entre outros...

Como Barítono-Tenor, sua arte melódica é caracterizada pela simplicidade e também pela diversidade. Nas letras de suas canções, canta o amor a sua terra, o seu povo e destaca-se mostrando o romantismo como sua pedra fundamental, pois relata em suas composições as mais diversas situações amorosas. Histórias pessoais ou vistas no seu cotidiano. Em cada canção por ele composta, percebe-se que foi especificamente criada para ilustrar uma história de vida, ou seja, relacionamentos amorosos comuns e presentes na vida da nossa gente, algo que nunca saiu de moda e sempre encantou a todos em todos os tempos.

Há muito tempo essa idéia de gravar um disco está guardada. Gutemberg Mineiro, o Guto, compõe desde 1995 e deste tempo pra cá, se preocupou em aperfeiçoar sua musicalidade. Aprendeu a tocar violão a fim de melhorar o canto e sua harmonia musical. A partir daí surgiu o fruto de mais de 60 composições, onde das quais pretende registrar em disco 12 delas. “Confesso que não tenho muitas composições para ao longo destes quase 15 anos, mas prefiro assim, não gosto de forçar uma composição, como costumo dizer é a música que se faz em mim” destaca.

Será um disco de lançamento oficial de carreira, após quase 15 anos de aprendizado autodidata. Nele, será registrado e distribuído um perfil musical romântico único do artista com base no estilo musical: MPB-POP. Com sonoridade em sua maioria acústica, poemas, declarações de amor e até situações de relacionamentos amorosos abstratos serão mostrados em forma musical.

“O que falarei nas canções deste trabalho inicial não é algo muito autobiográfico, é uma mistura de tudo que já compus: Algo que aconteceu comigo, que vi acontecer com as pessoas, poemas encomendados por amigos a fim de serem utilizados numa proposta de “reconciliação”, em fim... e também exalto minha amada terra Jataúba, é claro!” afirma. Um hino em homenagem a Jataúba feito em parceria com Denis Monteiro faz parte do repertório do disco. O que registra e valoriza ainda mais a cultura da nossa terra.

“Há muito tempo várias pessoas me cobram isso, mas gravar um disco nos tempos atuais é algo meio complicado, é um custo altíssimo que sozinho eu jamais conseguirei concretizar”. Após inúmeras pesquisas orçamentárias, para uma tiragem de aproximadamente mil cópias, cobrindo todas as despesas, o disco chega ao custo de aproximadamente 12 mil reais. Como qualquer outro trabalho, além do capital inicial investido, um disco é um financiamento no qual o proprietário precisa estar ciente do possível lucro ou prejuízo. A idéia é buscar no comercio local e regional os recursos necessários. “Como digo em minhas canções, não foi à toa que eu nasci com estes dons, eu vou lutar por este sonho” motiva-se Gutemberg.


Currículo Cultural Profissional (como músico/produtor): 

Currículo Cultural Profissional (como roteirista/diretor): 
Link: https://docs.google.com/document/d/1Jnmsy9f5e3jb3Tt69kbaNcuOBzGXmaunxCf36R34EhI/edit?usp=sharing

  
Jataúba, PE - Março/2010     .